Descrição botânica
É uma árvore decídua, árvore que pode alcançar 30 metros de altura, copa larga, ampla, em forma de abóbada, com ramagens abertas, que têm casca lisa e acinzentada.
Folhas
São caducas, palmeadas, divididas até metade da lâmina em 5 lóbulos ovados, com margens com margens providas de grandes dentes algo desiguais, que frequentemente se curvam em forma de serra.
Flores
As folhas são grandes e opostas, palmeadas, com 10 a 25 cm de comprimento e largura sensivelmente igual, de textura coreácea e com a face superior verde-escura e a inferior verde-acinzentada e com nervuras salientes. Quanto à forma, as folhas são palmatilobadas, divididas até cerca de metade da lâmina em cinco lóbulos abovados, com os bordos providos de grossos dentes, algo desiguais, curvados em forma de serra, inserindo-se em longos pecíolos com 5 a 15 cm de comprimento.
Fruto
Muito característico, formado por dois samarídeos unidos, que se prolongam em asas algo membranosas que se ampliam em direcção ao ápice e formam entre si um ângulo de 90º.
Florescência
Floresce em Abril-Maio e os frutos maturam no final do Verão, e mantêm-se longo tempo sobre a planta.
Origem
Centro e sul da Europa, assim como sudoeste da Ásia.
Utilidade
Ornamental.