Descrição botânica
Árvore que atinge 30 a 40 metros de altura, de copa redonda e extensa em árvores adultas, e contorno oval piramidal em indivíduos jovens. O tronco do carvalho-vermelho é forte, direito e alto, a partir do qual partem ramos vigorosos ao acaso. O tronco possui também uma casca (ritidoma) lisa e acinzentada, quando nova, ou grossa, castanha e escamosa em árvores adultas.
Folhas
As suas folhas são caducas, membranáceas e pequenas, com 5 a 18 cm de comprimento, sendo geralmente mais largas na parte superior.
Com 3 a 7 pares de lóbulos redondos, possuem um pecíolo (pé da folha) com 2 a 12 mm de comprimento. Elas permanecem com um verde forte ao longo do Outono antes de se tornarem castanhas persistindo na árvore até
ao Inverno.
Flores
As flores do carvalho-alvarinho florescem em Maio a partir dos 80 anos de idade. O carvalho-vermelho possui bolotas de maturação anual com 1,5 a 4 cm de comprimento. As bolotas a princípio têm um tom claro ficando castanhas à medida que amadurecem, e na sua fase verde são pardas e com riscas longitudinais escuras.
Amentilhos
Masculinos 5 a 13 cm, de ráquis sem pelos. Aquénio 20 a 40 x 8 a 18 mm, lustroso, de cor castanha; pedúnculo frutífero 25 a 120 mm, delgado, pendente.
Origem
Europa, Norte de África e Ásia Ocidental.
Utilidade
Madeira.