JOÃO MOLEIRO
ARQUITECTO E COLABORADOR DA ASSOCIAÇÃO DE PROTECÇÃO DA NATUREZA DO CONCELHO DE TRANCOSO
SANTA MARIA NATUREZA
Santa Maria Natureza dentro do seu ventre, ela é bela, esplêndida e cheia de cor. É assim precisamente a Natureza que todos conhecemos, mais bela que nunca. Ela olha sempre por e para nós, uma vez que somos o seu familiar mais próximo, uma espécie de “quase irmãos”, e não sendo perceptível, ela sente um grande afecto por nós.
Mas na verdade, a Natureza enfrenta muitos problemas com os seus familiares mais directos, em caso particular com o homem, que continua cúmplice na sua destruição. Todos devemos tomar a decisão de a cuidar, replantar e alertar todos os infractores do nosso ecossistema. Felizmente através de um trabalho árduo, quer por parte da educação, da formação, de diversos movimentos, associações, ciclos de conferências, acções de sensibilização entre muitos outros, este combate tem a batalha praticamente ganha.
Agora e sempre, todos temos o dever de a manter e reflorestar. Só desta forma lhe podemos darlongevidade. Estes grandes valores, são a riqueza de cada um, das nossas famílias, e dos nossos tempos. Nãoexiste maior riqueza na terra, que a Natureza, sendo o seu valor a importância ecológica e climática que tem parao homem. Esta riqueza, não é expressa na banca, nem tem zeros, é um modelo de fortuna distribuída de formaequitativa, honesta e imparcial, à escala global e que todos sem excepção têm acesso.
Esta tomada de consciência consiste em valorizar a Natureza, os seus valores e potencial, nos nossos comportamentos da vida quotidiana e compreende-los como um todo.