top of page

TIAGO GIL

ARQUEÓLOGO E COLABORADOR DA ASSOCIAÇÃO DE PROTECÇÃO DA NATUREZA DO CONCELHO DE TRANCOSO

O PARQUE MUNICIPAL DE TRANCOSO: UM LUGAR POR (RE)DESCOBRIR

O Parque Municipal de Trancoso é um dos principais ex-libris naturais de toda a região do interior português. Se pela sua dimensão fica ainda longe dos Jardins Botânicos existentes nas principais cidades portuguesas, a sua antiguidade, imponência e raridade das suas espécies, colocam-no no lugar cimeiro das principais áreas classificadas do País.

 

Urge por isso que este seja entendido enquanto tal, daí a necessidade de uma colaboração estreita entre as principais entidades responsáveis pela sua gestão, ICNF e Câmara Municipal de Trancoso.
Também a Associação de Protecção da Natureza do Concelho de Trancoso deve ser convocada para este fim, visto ser a principal Associação de Ambiente do Concelho, mas também por todo o trabalho que tem vindo a desenvolver na identificação, classificação e preservação dos vários espécimes arbóreos nele existentes.


O esquecimento a que este espaço maior da Região tem sido votado durante as ultimas décadas, quer por parte das entidades responsáveis quer pelo cidadão comum, facilitou as recorrentes acções de vandalismo de que este foi alvo ao longo dos anos bem como a ausência de um plano de gestão e dinamização do Parque Municipal de Trancoso consonante com a grandeza e diversidade do mesmo.


É pois necessário e urgente voltar a conceder-lhe a dignidade e respeito que de todos nós merece!

© 2018 por Associação de Protecção da Natureza do Concelho de Trancoso

Casa do Parque - Apartado 43  - 6420-909 Trancoso | apnct@sapo.pt | T. 271 811 399 

bottom of page